Tuesday, October 6, 2009

Preso aos 76 anos

Roman Polanski

Acusado de embebedar e estuprar a atriz Samantha Gailey há 31 anos, quando ela tinha 13, o cienasta europeu Roman Polanski foi preso aos 76 anos  indiciado pelo crime.

Responsável por obras-primas do cinema como Repulsa ao sexo, O bebê de rosemary e O inquilino,  Roman Polanski entrou em um  roteiro que daria uma ótima história nas telas de cinema. O personagem principal, no entanto, era ele mesmo.

O caso, resolvido esta semana pela Justiça do estado da Califórnia, estava em aberto desde 1977. Nesse meio tempo, os advogados de Polanski tentaram diversas vezes conseguir o abandono das acusações, mas sempre fora recusado pelos juizes. O acusado chegou a entregar cerca de US$ 225 mil a Samantha para que ela encerrasse o processo civil, no entanto, isso não aconteceu e Polanski foi impedido de entrar em solo americano para evitar complicaões. Deixou de visitar o país, inclusive, para receber o Oscar pela direção de O pianista (2002).

Foi preso enquanto estava hospedado em um hotel em Zurique, onde iria receber um prêmio no festival de cinema local. Votos de nomes reconhecidos no cinema, como Woody Allen, Pedro Almodóvar e Martin Scorsese, foram levados a público pedindo que não prendessem o cineasta. Até mesmo a vítima se questionou sobre a necessidade do cumprimento da prisão de Polanski. “Muito tempo se passou para que ele seja preso agora”, revelou Samantha Gailey.

A polêmica surgiu e gerou discussão entre fãs e profissionais do cinema  e da justiça. “Não há por que não cumprir um mandado de prisão válido, contra qualquer um”, disse o porta-voz do Ministério da Justiça suíço, Guido Ballmer.

.

Cinemas suíços exibirão documentário sobre o caso de Polanski

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u633557.shtml

No comments:

Post a Comment