Saturday, October 3, 2009

Cinema - Salve Geral, depois de parar São Paulo agora o PCC quer um Oscar

Caros amigos,

cá estou eu, após vários dias sem postar volto para compartilhar minha mais recente ida ao cinema. Nesta noite de sexta-feira fui assistir à estréia de “Salve Geral”, um filme do diretor Sérgio Rezende e protagonizado pela veterana atriz Andréa Beltrão. O filme retrata o fim de semana do dia das mães de 2006, quando o PCC – Primeiro Comando da Capital – coordenou uma série de ataques à postos policiais, ônibus, bancos e prédios públicos no estado de São Paulo, além de várias rebeliões em presídios por todo o país em represália à transferência de seus líderes para presídios de segurança máxima. É neste turbulento cenário que Andréa Beltrão vive a professora de piano Lúcia, que passando por sérias dificuldades financeiras após a morte do marido, vê seu filho único ser condenado por assassinato. A parti daí, ambos se veem envolvidos na seqüência de fatos violentos que pararam São Paulo e chocaram o Brasil.

Minha primeira surpresa foi encontrar a sala de cinema praticamente vazia. Por ser esse o candidato brasileiro a uma indicação ao Oscar 2010, eu imaginava encontrar mais pessoas prestigiando essa noite de estréia. Quanto ao filme, gostei bastante da produção e do roteiro. A história flui bem, mas senti falta de um pouco mais de emoção na interpretação dos dois personagens principais. Tanto Andréa Beltrão, quanto o jovem ator Lee Thalor, que interpreta seu filho Rafael, não me pareceram demonstrar a intensidade que história demanda. O destaque positivo vai para as atuações de Denise Weinberg que interpreta a advogada “Ruiva” e dos atores que dão vida ao chefes do PCC. De qualquer forma, na minha avaliação, trata-se de um bom filme, mas infelizmente, não tão bom a ponto de merecer um Oscar.

Para quem quiser ter uma ideia do que vai encontrar na sala de cinema, eis o trailler de “Salve Geral”:

Grande abraço,

Marcelo Mello

No comments:

Post a Comment