Thursday, September 24, 2009

Festival do Rio 2009

Me lembro como se fosse ontem quando estive no primeiro Festival do Rio, há 11 anos atrás. A Cinelândia ficava em polvorosa com o povo disputando cada ingresso para assistir uma maratona de filmes que parecia que não acabava mais. Depois eu voltei lá mais vezes e a coisa toda foi se sofisticando mas sem tirar o ar descontraído. Tinha até tapete vermelho para receber artistas e diretores do cinema nacional e internacional. Lembro até de uma vez que dei de cara com o Danny Glover, aquele cara do filme Máquina Mortífera. Ele estava sendo guiado por um séquito de atores da nossa terra. Lembro também que comprar ingresso era quase um desafio titânico, pois os filmes mais famosos estavam quase todos esgotados. Para a minha agradável surpresa, os filmes menos conhecidos tinham igual competência ou eram até melhores que os primeiros que eu citei. Mas memórias a parte, hoje inicia a versão 2009 do festival, com o filme do Ang Lee – “Aconteceu em Woodstock” (aquele do Brokeback Mountain). E se tiver melhor sorte que eu em matéria de ingressos, vá assistir. Porque é demais!

A sessão de abertura, que é só para convidados, será apresentada pelos atores Cristiane Torloni e Tony Ramos no Odeon Petrobrás. Mas não se preocupem, o filme irá passar em outras sessões para o público. Mas tem que ficar de olho na programação.

A grande homenagem da noite será a diva do cinema francês Jeanne Moreau, que trabalhou com os grandes nomes da Nouvelle Vague, como Louis Malle, Antonioni, Truffaut e Buñuel.

No comments:

Post a Comment