É claro que não poderíamos deixar de fazer um post dedicado ao maior festival de cinema da América Latina…
Começa hoje (24/09), o Festival Internacional do Rio, o maior evento dedicado à sétima arte da Latinoamérica. Com duração de duas semanas, serão exibidos cerca de 300 filmes (entre a mostra competitiva e os títulos que estão fora da competição), de cerca de 60 países diferentes, em várias salas de projeção espelhadas pela cidade maravilhosa. E é óbvio que eu não ficaria de fora dessa! Cinéfilo que é cinéfilo corre atrás, não é?! Ganhei exatamente HOJE um ingresso para assistir a (500) Dias Com Ela, que será exibido dia 29/09, terça-feira que vem, no Odeon (Centro do Rio).
O filme é uma comédia romântica que conta a história de Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt), que está em uma reunião com seu chefe, Vance (Clark Gregg), quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn (Zooey Deschanel). Tom logo fica impressionado com sua beleza, o que faz com que tente, nas duas semanas seguintes, realizar algum tipo de contato. Sua grande chance surge quando seu melhor amigo o convida a ir em um karaokê, onde os colegas de trabalho costumam ir. Lá Tom encontra Summer. Eles também cantam e conversam sobre o amor, dando início a um relacionamento. O longa será exibido na Mostra Panorama, espaço dedicado às produções internacionais.
Agora, voltando a falar do festival, ele está sendo aberto agora no momento que escrevo este post (20:45) pelo filme Aconteceu em Woodstock, a mais nova produção de Ang Lee, que fala dos bastidores do maior evento de rock’n'roll da história.
Uma das presenças mais ilustres desse ano no Festival é a de Quentin Tarantino, diretor do aguardadíssimo (pelo menos por mim) Bastardos Inglórios. Quando os pouco mais de 200 ingressos para a exibição desse seu filme foram postos à venda, tudo, em menos de 20 minutos, acabou. Outro cineasta que marcará sua presença é o argentino Juan José Campanella, do cult “O Filho da Noiva”.
O G1 ainda destaca: “Entre os destaques da programação internacional do festival estão ainda “Os abraços partidos”, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar estrelado por Penélope Cruz; “The White ribbon”, do alemão Michael Haneke, vencedor desta edição da Palma de Ouro em Cannes; “Distante de nós”, de Sam Mendes, que levou o Oscar de Melhor Filme, em 2000, por “Beleza americana”; “Bad lieutenant”, de Werner Herzog; e “O desinformante!”, de Steven Soderbergh, protagonizado por Matt Damon.”
Existem duas categorias na mostra competitiva: “Longa Metragem de Ficção” e “Documentários em Longa Metragem”, de onde, obviamente, só participam produções nacionais. O filme nacional mais polêmico do ano ficou de fora da mostra competitiva de ficção em longa metragem: “Do Começo ao Fim”. O longa mostra a relação incestuosa entre dois irmãos.
Confira a lista de filmes que estão nas mostras competitivas:
PREMIÉRE BRASIL
FICÇÃO (mostra competitiva, longa-metragem)
“Bellini e o demônio”, de Marcelo Galvão
“Cabeça a prêmio”, de Marco Ricca
“Histórias de amor duram apenas 90 minutos”, de Paulo Halm
“Hotel Atlântico”, de Suzana Amaral
“Natimorto”, de Paulo Machline
“O amor segundo B. Schianberg”, de Beto Brant
“Os famosos e os duendes da morte”, de Esmir Filho
“Os inquilinos (Os incomodados que se mudem)”, de Sergio Bianchi
“Sonhos roubados”, de Sandra Werneck
“Viajo porque preciso, volto porque te amo”, de Karim Ainouz e Marcelo Gomes
“O sol do meio dia”, de Eliane Caffé
DOCUMENTÁRIOS (mostra competitiva, longa-metragem)
“Belair”, de Noa Bressane e Bruno Safadi
“Dzi croquettes”, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
“Reidy, a construção da utopia”, de Ana Maria Magalhães
“Sequestro”, de Wolney Atalla
“Tamboro”, de Sergio Bernardes
“Penas alternativas”, de Lucas Margutti e João Valle
Para ver todos os filmes que serão exibidos no Festival, CLIQUE AQUI.
É isso, gente. Agora é só torcer para aparecer outra oportunidade de eu poder ver outras produções no Festival. Se isso acontecer, óbvio que contarei aqui! Um abraço!
No comments:
Post a Comment