Saturday, September 26, 2009

Julie&Julia - Julie Powell

Olá! O blog andou um tanto quanto silencioso nos últimos tempos, mas minha vida fora daqui também anda agitada. Estou aproveitando a atualização para juntar links, organizar coisas e tirar as teias de aranha do blog. Enfim.

Terminei os livros já publicados da série A Song of Ice and Fire. Como o volume de spoilers vai aumentando gradualmente, e vocês conhecem a política de spoilers do blog, achei que não seria conveniente fazer resenhas dos dois últimos livros. Mas, em compensação, como boa fangirl que sou, já estou prometendo uma resenha que englobe tudo!

A coisa boa de não ter podido atualizar, também, é que estou devendo quatro resenhas além da já citada! Ou seja, tem muito material para vir pra cá. E espero ter novidades dentro de breve!

Mas chega de blablabla e vamos ao livro de hoje. Primeiro, soube deste livro primeiramente por uma notinha de jornal sobre o filme baseado nele, e a temática me interessou: Julia Child é uma chef famosa, responsável pela popularização da culinária francesa nos Estados Unidos na década de 1960, enquanto Julie Powell, nos anos 2000, vivendo um mau momento de sua vida, impõe-se o seguinte desafio: preparar, em um ano, todas as receitas do livro de Julia Child (o filme, estrelado por Meryl Streep e Amy Adams, estreia no Brasil em outubro).

A premissa me pareceu interessante: a culinária servindo como vetor de uma mudança de vida. Além disso, pelo menos por enquanto, estou tentando evitar livros de fantasia para que minha impressão sobre eles não saia viciada (quero ver alguém me causar a sensação de maravilhamento que o sr. George R. R. Martin me causou), e este parecia ser do tipo leve, divertido e não-fantástico que eu procurava.

O livro, baseado em fatos reais, narra a história de Julie Powell, aproximando-se dos trinta anos, com um emprego horrível, precisando se mudar para um apartamento péssimo e sendo cobrada, ainda que internamente, por filhos. O suficiente para qualquer um surtar, não? Então, visitando sua mãe, ela encontra o livro Mastering the Art of French Cooking (Dominando a arte da culinária francesa, numa tradução livre), de autoria de Julia Child, e, com o apoio de seu marido, se propõe o seguinte desafio: preparar todas as mais de 500 receitas do livro em 365 dias – e relatar, em um blog, seus progressos diários.

Claro que este não é um processo simples, afinal a vida e todos os seus problemas consequentes continua lá. A autora relata suas próprias crises pessoais, como a falta de apoio da mãe ao seu projeto, o apartamento mal localizado e caindo aos pedaços, o emprego desestimulante e enfadonho… Tudo isso regado a manteiga e vísceras (só de pensar em fígado de frango…IUCK!!!!!!).

Claro, Julie e o marido tem suas restrições alimentares, mas todas caem por terra pelo domínio da culinária francesa. Quem nunca comera ovos antes, passa a apreciá-los, bem com vísceras e pepinos.

Outra coisa, o quanto o ato de comer, de servir comida, se relaciona à interação social. Nós nos reunimos em volta da mesa, convidamos os amigos para jantar ou almoçar, vamos para bares e restaurantes… Nos domingos e natais, reunimos a família em volta da mesa. Comer e conviver são coisas que se complementam, que caminham juntas. Conversar com as pessoas queridas usando como pretexto comidinhas gostosas é uma das melhores coisas que existem, e até isso parece ser modificado na vida de Julie – sua casa, em um lugar longíquo e de acesso complicado, vira um reduto de amigos atrás de sua comidinha.

E, claro, a importância que blogar adquire em sua vida, afinal os relatos diários faziam parte do desafio. O blog se tornou um sucesso e a relação com os leitores importante tanto para sua concretização quanto para dar novos ares e um novo rumo para a vida. Não sei. Quem sabe os comentários desse blog comecem a bombar também?

Enfim, é uma leitura leve, desbocada e divertida, sobre coisas que uma pessoa pode resolver fazer para dar um up na própria vida.

***

Os comentários estão livres!

Gostaria de ver algum livro aqui? Dê sua sugestão!

Até a próxima!

No comments:

Post a Comment