Esta atividade consiste na modelagem de uma fachada a partir de uma textura adquirida no site CG Texture.
A imagem da esquerda é a textura pega no site, a da direita é ela mesma mas preparada, através das ferramentas Crop, Clone Stamp, Brush Tool e Smudge Tool do Photoshop CS para começar a ser modelada.
Após isso, abri ela no Back da camera Front do Cinema 4D 9, usei o objeto Plane, em alinhamento -Z, e o recurso Extrude para criar uma espécie de forma da textura.
Com sua “forma” pronta, alterei a câmera para a Perspective e novamente com o recurso Extrude criei o relevo de cada superfície. Logo em seguida com o plugin MergeQuadrangles reduzi seus polígonos (a imagem anterior, com a câmera Back, também já está com os polígonos reduzidos), de aproximadamente 300 reduzi para 145, uma boa redução para exportar a uma engine.
Como no tonel, criei um material e nele apliquei a imagem da textura. A textura foi montada em cima do UVMap do .obj, da fachada, gerado pelo plugin Riptide. O UVMap foi criado pelo UVMapper Classic 0.30a. Através do recurso de atualização em tempo real ajustei a textura ao mapa de bits com o Photoshop CD, obtendo o resultado da imagem.
Aqui uma cena com a fachada usando a iluminação de uma cena pré-pronta do plugin Lumen Lite. Esta técnica utilizada é própria para a modelagem para jogos, já que não permite a entrada de luzes para o ambiente que esteja atrás da fachada.
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