Carlos Drummond de Andrade - Praia de Copacabana - "No mar estava escrita uma cidade"
Finalmente, pude ancorar a minha barquinha em terras brasileiras. Passei boa parte do corrente ano a espera desse momento. Primeiramente, explorei, juntamente com o portuga-meu-marido, a costa carioca, onde morei por cinco anos, para depois ir visitar os mares pessoenses (João Pessoa, minha terra natal).
O que posso dizer do Rio de Janeiro é… que ele continua lindo. Adoro caminhar pela orla e encontrar, além dos personagens televisivos, os personagens que fizeram história na literatura e música brasileiras, em formato de estátuas e localizados em pontos inusitados da cidade, como se ainda estivessem a fazer parte da da dinâmica da sociedade, assim como suas obras. Adoro as livrarias com cafés em seu interior, onde se pode folhear bons livros e revistas enquanto se saborea um delicioso lanche. As ruas fervilham de gente a toda hora do dia e noite. Há muitos bares e restaurantes especializados na gastronomia do mundo inteiro. Muitos esportes diferentes são praticados na praia, onde o cenário natural é simplesmente deslumbrante. Há cinemas com filmes alternativos e muitas outras atrações culturais que dão um charme extra a cidade e nos faz esquecer da sujeira, trânsito, violência, desigualdades sociais, transportes públicos extremamente desconfortáveis e desordenados e outros itens mais que mancham a imagen do local.
Não sei se ainda teria coragem e vigor para viver nessa cidade que funciona agitadamente 24h por dia, mas como turista pretendo ir mais algumas vezes.
No comments:
Post a Comment