Sunday, December 27, 2009

Fantasporto celebra 30 anos de cinema fantástico

Nesta época natalícia o presente que o Fantasporto tem para oferecer é o anúncio dos filmes seleccionados, tanto a nível de competição, como das diversas retrospectivas e homenagens que vão encher o Rivoli – Teatro Municipal de boas surpresas desde de 22 de Fevereiro e até 7 de Março de 2010.



A 30ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto 2010 garante assim, de novo, um grande festival com os melhores filmes das áreas do fantástico, asiáticos e de autor, com o regresso ao Porto de realizadores agora consagrados, descobertos e já premiados no festival ao longo dos anos. Fazer reviver o espírito de um percurso de 30 anos de Fantas é também um conceito claro da selecção de filmes para esta nova edição do Fantasporto

Na sessão de abertura oficial do Fantasporto 2010, marcada para o dia 26 de Fevereiro, no Grande Auditório do Rivoli, teremos a estreia de “Solomon Kane”, uma das superproduções do ano. Produzido por Samuel Hadida e dirigido por Michael J. Basset (realizador de “Deathwatch” já exibido no Fantasporto) é inspirado num livro de Robert E. Howard, o criador dos universos de “Sword and Sorcery” como “Krull” e “Red Sonja”. Uma extraordinária aventura num universo de imaginação, onde um herói vende a alma ao Diabo, e como penitência pelos seus pecados tem de salvar o reino de seu pai.

Depois de um universo demoníaco, nada melhor que outra proposta do fantástico, para o encerramento do certame, “The Crazies”. Em 1973 George A. Romero, aterrorizou os espectadores com um dos filmes mais marcantes do cinema de terror “A Noite dos Mortos Vivos”. 40 anos depois, o realizador de “Sahara”, Breck Eisner junta Penélope Cruz e Mathhew McConaughey. Breck Eisner, que nesta altura está a refazer “Flash Gordon”, homenageia como deve ser George Romero e os seus “Zombies”, agora um virus mortal.



A rechear um programa de luxo da Secção Oficial de Cinema Fantástico, e estas são apenas algumas das propostas da competição de cinema fantástico, convém não esquecer a incursão do multipremiado no Fantas, Vincenzo Natali, na clonagem com “Splice”. De volta estarão também Jaume Balagueró e Paco Plaza que retomam a “niña” Medeiros em “Rec 2”. Regresso também de Chan-Wook Park, o nosso “Old Boy” com um dos êxitos do último Festival de Cannes, “Thrist”, no qual um padre se deixa envolver por uma sua paroquiana. Deataque também para a segunda parte de “The Descent” de  Jon Harris, o argumentista do êxito do último Fantas que foi “Eden Lake”, onde finalmente se esclarece o mistério que se esconde no mundo subterrâneo.

Na Semana dos Realizadores, sob a égide de Manoel de Oliveira, patrono da Semana, encontramos filmes tão significativos como o Prémio do Júri do Festival de Cinema de Cannes, “Fish Tank” de Andrea Arnold. Uma visao desencantada sobre o mundo sub urbano londrino e os seus estranhos personagens. Do outro lado do atlântico poderemos ver, “Dolan’s Cadillac”, uma história de vingança na fronteira tórrida dos Estados Unidos da América com o México, onde um herói solitário afronta o rei do tráfico de mulheres. De outras latitudes, “The Time That Remains” do conceituado cineasta israelita Elia Suleiman, uma das grandes surpresas da edição 2009 de Cannes.



O Oriente continua a dar cartas no domínio da criatividade em cinema. A selecção deste ano é o espelho dessa variedade temática. Desde a divertida comédia de terror “Vampire Girl Vs Frankenstein Girl” ao drama futurista de “Air Doll” onde uma boneca insuflável ganha vida, para felicidade do seu dono, passando pelo mais recente filme de Shynia Tsukamoto, presente em Veneza – “Tetsuo – The Bullet Man” ou a verdadeira loucura visual que é “Robot Gueisha”.

RETROSPECTIVA CINEMA E ROBÓTICA

O 30º Fantas dedica os seus primeiros dias a uma das áreas mais desconhecidas da produção cinematográfica, aproveitando ainda o facto de Portugal ser um dos países europeus com maior prestígio neste campo, a Robótica. Num programa comissariado pelo Prof. Eduardo Silva, do Laboratório de Sistemas Autónomos do Instituto Superior de Engenharia do Porto e a Sociedade Portuguesa de Robótica, o Fantasporto apresenta uma nova e espectacular visão desta área num cruzamento do Conhecimento e das Artes no qual participarão grandes personalidades sobretudo do Mundo Científico nacional e internacional. Este programa será acompanhado pela exibição de um mini ciclo de cinema e pela amostragem de diversos filmes técnicos, incluindo igualmente mesas redondas, workshops e diversas demonstrações.

WORKSHOP SFX

São 30 anos de Fantas e não podemos ficar por menos. Dois dos maiores especialistas em efeitos especiais, David Marti (Óscar Melhor Caracterização em 2007 por “O Labirinto do Fauno”) e Colin Arthur (“2001 – Odisseia no Espaço”) vêm ao Porto transmitir aos fãs a sua experiência. Dois workshops onde serão revelados as mais recentes técnicas de maquilhagem e de efeitos especiais por dois conhecidos mestres da material. Uma oportunidade única para os jovens criadores de abrirem os horizontes sobre uma das principais componentes do cinema e do fantástico em particular.

HOMENAGEM AO CINEMA FRANCÊS

100 anos de história, o cinema francês tem sido a fonte inspiradora para os mais variados géneros da Sétima Arte. Nos seus 30 anos o Fantasporto homenageia o melhor do cinema francês em vertentes tão diversas como o conto de fadas, a ficção científica, o surreal, a “nouvelle vague” ou o cinema de animação. De Godard a Besson, de Renoir a Resnais, uma panorâmica do grande cinema francês num programa oficial organizado em conjunto com o Consulado de França, Embaixada e Unifrance.

RETROSPECTIVA GALVÃO TELES

O produtor e realizador Luís Galvão Teles é o homenageado português desta edição do Fantasporto. Depois de José Fonseca e Costa no ano passado ou de Fernando Lopes há dois anos, o Fantas 2010 olha o trabalho de um dos mais activos cineastas e produtores portugueses, com uma selecção de filmes da responsabilidade do próprio cineasta. Destacam-se o mítico “A Confederação”, o êxito que foi “Elas” ou o fantástico “Dot.com” não esquecendo o seu “Retrato de Família”.

Muito mais haveria para dizer deste Fantas 30 Anos. Mas esta é, de facto, a nossa prenda de Natal…um cheirinho de um programa que faz do Festival Internacional de Cinema do Porto o “Leading Festival” de Portugal e um dos 20 “maiores festivais do Mundo, segundo a bíblia do showbizz a “Variety”.

Por último uma referência para o Comité de Honra deste evento, presidido por sua Exa o Presidente da República, secundado pelo Exmo Sr. Primeiro Ministro, de entre mais de cinquenta personalidades ligadas à politica, à vida empresarial e amigos, de longa data, do Festival.

[Via http://neocultura.wordpress.com]

No comments:

Post a Comment